terça-feira, 17 de julho de 2007

Curiosidades Superinteressante

Uma das seções que mais gosto na revista Superinteressante são as perguntas Superintrigantes. Através delas é possível matar a curiosidade sobre qualquer assunto, sempre com a linguagem jovem que caracteriza a revista. As perguntas, apesar de parecerem infantis, pegam de surpresa muita gente que se julga esperto. Veja alguns exemplos:

Como se pode saber quando cai o carnaval em cada ano?
O primeiro passo é descobrir quando cai o domingo de Páscoa: é sempre o primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono no Hemisfério Sul ou da primavera européia. Determinada essa data, retrocede-se 46 dias no calendário (quarenta dias da quaresma e mais seis da semana-santa) e chega-se à Quarta-Feira de Cinzas. Os três dias anteriores correspondem ao período do Carnaval. A palavra vem do latim carnem levare ou carnelevarium, que quer dizer "livrar-se da carne" e tem a ver com o fato de que, na quaresma, os primeiros cristãos se abstinham de comer carne.

Por que o céu é azul?
A atmosfera é composta de moléculas que refletem, absorvem e difundem a luz solar. Devido a um fenômeno chamado refração, a luz solar que se difunde por essas moléculas espalha-se para todos os lados. Quando o Sol está bem acima do horizonte, a luz atravessa uma camada menos espessa da atmosfera, deslocando-se para a extremidade azul da sucessão de cores em que se decompõem - ou seja, do seu espectro. Por isso, vemos o céu azul a maior parte do tempo - menos ao amanhecer e ao anoitecer, quando a atmosfera é mais espessa, as ondas luminosas se alongam e a luz se desloca no espectro para a faixa do alaranjado.

Você não sabia, certo? Nem eu. Aguarde mais perguntas e respostas superintrigantes em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...