quinta-feira, 10 de maio de 2007

Duas Dicas Google

Image Hosted by ImageShack.usQue o Google é o melhor buscador da internet ninguém duvida, mas pouca gente conhece essas duas dicas simples que são uma mão na roda na hora de refinar sua pesquisa.
1 - Palavras de grafia igual e sinônimos diferentes: Digamos que você quer fazer uma pesquisa sobre pele, mas como o Google não diferencia acentos gráficos, os resultados mais relevantes serão sobre Pelé, o rei do futebol. Para resolver isto, digite a palavra seguida do sinal de menos (-) e do termo que você não quer nos resultados, assim: pele -futebol.
Você pode refinar ainda mais. Suponhamos que deseje uma busca sobre Roberto Carlos, o jogador de futebol. Digite Roberto Carlos -musica +futebol.
2 - Busca por tipo de arquivo: Você sabe que todo arquivo possui uma extensão de três letras que identifica o programa que o executa. Por exemplo: Powerpoint=pps ou ppt, Word=doc, Excel=xls, Acrobat Reader=pdf, só prá ficar nos mais conhecidos. Agora digamos que você pretende buscar uma apresentação de slides do Powerpoint sobre o aquecimento global. Digite aquecimento global filetype:pps e a pesquisa retornará apenas apresentações Powerpoint sobre esse tema. Para outros tipos de arquivo, da mesma forma é só usar a extensão do documento que deseja.
Veja uma relação com os mais variados tipos de extensão clicando aqui.
E já que você ficou mais íntimo, que tal pronunciar corretamente o nome do sabetudo? Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...