sábado, 17 de março de 2007

Respostas que você sempre quis saber

Prá puxar assunto na mesa do bar:
COM QUE IMAGENS OS CEGOS SONHAM?
Os sonhos dos cegos não têm imagens, por que eles não conhecem as fórmulas. Eles sentem movimento, odor, som e contato. É comum sonharem que estão voando ou que alguém os chama. "Essas sensações estão presentes também nos sonhos das pessoas que enxergam. Só que, como nelas os sentido da visão é predominante, os outros sentidos, às vezes, passam despercebidos", conta o neurologista Rubens Reimão, do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital Albert Einstein de São Paulo. No caso das pessoas cegas, o sentido que costuma predominar é o da audição.

QUEM NASCEU PRIMEIRO: O OVO OU A GALINHA?
A galinha. Todos os organismos descendem de outros, mais primitivos. Por isso, a galinha, tal como conhecemos, teve de surgir antes de pôr o primeiro ovo. Ela deriva de um outro animal menos evoluído. "O ovo é apenas uma questão de nomenclatura", analisa Décio Altimari, professor de genética da Santa Casa de São Paulo. "Uma célula pode ser considerada um ovo, no sentido de unidade básica, a partir da qual, por exemplo, o ser humano é concebido. Ademais, somente depois de se desenvolver é que um organismo pode se reproduzir".

DE ONDE VEM A EXPRESSÃO “BODE EXPIATÓRIO” ?
Foi a Bíblia que estigmatizou o bicho como vítima inocente. No Levítico, um dos livros do Antigo Testamento, está escrito que o Senhor disse a Moisés que Aarão - seu irmão mais velho - deveria sacrificar um bode e oferecê-lo a Deus. Com isso expiaria os seus pecados e os de todo o povo de Israel. Desde então, cumprindo o mandamento divino, matar um bode para se livrar dos pecados virou um hábito religioso.
"Os judeus pararam de fazer essa cerimônia há muito tempo, mas a imagem do bode expiatório perdurou como uma espécie de culpado inocente, aquele responsável pela culpa dos outros", diz o lingüista Dino Pretti, da Universidade de São Paulo. Como a origem é muito antiga, a expressão não existe só em português, tendo equivalentes em várias outras línguas. Os italianos dizem capro spiatorio, os franceses, bouc émissaire, os ingleses, scapegoat, e os alemães, sündenbock. Coitado do bode, que não tem nada a ver com isso.

DE ONDE VEM A EXPRESSÃO “SEM EIRA NEM BEIRA”?
A expressão sem eira nem beira não é apenas uma rima. Eiras e beiras são detalhes arquitetônicos em forma de arcos que ficam abaixo do telhado, ao longo da parede. Eram comuns em casas de pessoas ricas no período colonial. Quando havia apenas uma fileira de arcos, chamava-se eira. Já quando eram duas, chamava-se beira. Se houvesse três séries de arcos, era tribeira. Então, quanto mais rico o cidadão, maior o número de arcos. Já os mais pobres não tinham eira nem beira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...